segunda-feira, 29 de Abril de 2024  21:15
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-09-2006

11 a 15 de Setembro, na Universidade de Aveiro


Astronomia - Conferência junta mais de uma centena de cientistas em Aveiro

Mais de uma centena de astrónomos participam, de 11 a 15 de Setembro, na Universidade de Aveiro, numa conferência internacional que vai procurar lançar novas pistas para o estudo de objectos solares, como estrelas, planetas ou galáxias.

Segundo Nuno Cardoso Santos, membro da organização, esta Conferência Internacional visa "a discussão da aplicação de técnicas de espectroscopia de alta precisão em várias áreas da astrofísica", procurando "lançar pistas para o avanço na construção de novos instrumentos tecnológicos que permitam a compreensão do universo".

"A espectroscopia consiste no estudo dos objectos através da decomposição da sua luz em várias cores", explicou à Agência Lusa Nuno Cardoso Santos.

Organizada pelo Centro de Astronomia e Astrofísica, da Universidade Lisboa, em parceria com a Universidade de Aveiro, a conferência está estruturada em oito sessões, durante as quais estarão em análise a abundâncias químicas em estrelas, os quasares, os conceitos fundamentais da Física ou a astro-sismologia (pulsações e oscilações das estrelas).

Estão inscritos 105 participantes, na maioria estrangeiros, oriundos de países como o Japão, Austrália, Estados Unidos da América ou Índia, além de países europeus.

Nuno Cardoso Santos enfatiza a qualidade dos oradores, "como Michel Mayor (Suiça), que em 1995 descobriu o primeiro planeta extra- solar".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®